Psicoterapia Online
A psicoterapia online foi regulamentada no Brasil em Novembro de 2018 (resolução CFP nº 11/2018) atrás de vários países, como Canadá, Austrália, Reino Unido e Suíça que já fazem uso dessa modalidade. Estudos mostram que as psicoterapias conduzidas através da internet podem ser tão benéficas quanto as realizadas da forma tradicional.
A psicoterapia online tem os mesmos propósitos da psicoterapia presencial mas oferece uma versão mais flexível do que a terapia presencial, sem perder qualidade, mantendo o sigilo, a conduta ética e a competência técnica imprescindíveis à qualquer tipo de psicoterapia.
A diferença é que a sessão é feita a partir de um dispositivo tecnológico: celular, computador ou tablet.
A psicoterapia online é excelente em casos de clientes que não podem se deslocar até o consultório, o que facilita para quem tem rotina corrida, aqueles que residem em outra cidade/país ou que viajam muito a trabalho, ou que possuem enfermidades que impossibilitem sair de casa, fobia social, timidez. Outra vantagem é a flexibilidade de horário.
Porém, a psicoterapia online não se destina a situações de emergências e desastres, urgência e emergência, violação de direitos e diferentes tipos de violência, menores de 18 anos sem autorização dos pais e transtornos mentais graves. Será avaliado se o atendimento online é apropriado para o caso e serão feitos os encaminhamentos, caso necessário. Assim como na presencial, vai depender do quanto a pessoa que procura está emocionalmente disposta para passar por esse processo. Além disso, o vínculo entre profissional e paciente/cliente é fundamental, pois não há tratamento possível sem que se construa uma relação de confiança.
Vale lembrar que para realizar o atendimentos online, o profissional/psicólogo precisa estar devidamente cadastrado no site do CFP (cadastro e-psi).
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|